Coleção: Minha África Brasileira e Povos Índigenas

Material didático para todas as idades e protagonismo para os povos africanos e indígenas.

MINHA ÁFRICA BRASILEIRA E POVOS INDÍGENAS

Material didático para o ensino de história e culturas africana, afro-brasileira e indígenas.

Material didático completo para auxiliar no ensino de história e culturas africana, afro-brasileira e indígena.

A coleção, com livros para estudantes e professores desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, foi concebida com o objetivo de oferecer subsídios para o trabalho em sala de aula com temas vinculados à história e cultura africana, afro-brasileira e indígena.

A coleção busca desenvolver no estudante um conjunto de valores, atitudes e habilidades, por meio da abordagem de diferentes temáticas, práticas e atividades pedagógicas, para além dos conhecimentos específicos de cada componente curricular.

O trabalho interdisciplinar proposto destina-se a promover a autonomia, o respeito ao próximo, a cooperação, o pensamento crítico e a argumentação, de forma contextualizada e próxima à realidade do estudante. 

Ao professor é oferecido um conjunto de ferramentas teórico-metodológicas sobre o trabalho com heranças de povos africanos e heranças indígenas para o desenvolvimento do trabalho com a ancestralidade, a identidade e a valorização da história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena na formação do Brasil e na vida cotidiana dos estudantes.

MATERIAL DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO

Lei 10.639/03

Todo o material didático da Griô Educacional foi elaborado atendendo à legislação brasileira, em especial, às Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que de terminam que o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira seja praticado nas grades curriculares dos ensinos fundamental e médio, às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Lei 13.146/2015 que assegura e promove o exercício dos direitos e das liberdades funda mentais para pessoa com deficiência. Lei 10.639/2003 – estabelece a obrigatoriedade do ensino de “história e cultura afro-brasileira” dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio. Lei 11.645/2008 – Ampliou a abrangência de ação da lei 10.639/2003 ao incluir a temática “história e cultura indígena”.